Hoje vamos de cinco perguntas que ouço no consultório, na academia ou até mesmo em momentos de lazer a respeito de nutrição esportiva.



1. Quais os perigos que o indivíduo irá correr se treinar e se alimentar de forma errônea?

Resposta: Realizar qualquer treino sem uma alimentação adequada pode acarretar algumas consequências, como:

- Glicemia baixa (ocorrendo, sobretudo quando se treina em jejum), mal estar em decorrência da queda de pressão.

- Mudanças gastrointestinais (diarreia e vômito).

- Contratempo em consegui atingi os objetivos traçados: ganho de massa, perda de peso, entre outros.

2. De forma global, como seria uma alimentação adequada antes do treino? E qual seria a quantidade indicada?

Resposta: Nutrir-se antes de realizar o treino é crucial. O ideal são os alimentos ricos em fibras e carboidratos: barra de cereal, frutas, pão integral, torrada. Entretanto, a quantidade é relativa, irá variar de acordo com o tipo e intensidade do treino, peso, idade, altura, bem como o objetivo a ser alcançado com o treino (perda de peso, ganho de massa, rendimento).

3. Quais os alimentos devem ser priorizados? Quais devem ser evitados?

Resposta: Para atingir as metas almejadas, deve-se comer alimentos ricos em carboidratos complexos, conforme mencionado na resposta da pergunta acima, tanto antes quanto durante o treino deve-se evitar alimentos de difícil digestão (frituras, alimentos gordurosos); alimentos enriquecidos em açúcar (doces em geral) e alimentos com grande quantidades de fibras (mamão, suco de laranja, ameixa, verduras). No ínterim do treino é crucial fazer uma hidratação propícia, e dependendo do tempo do treino, repor carboidratos. A posteriori o treino é crucial alimentar-se em um período de 2 horas para auxiliar na construção de massa muscular.

4.  É indicado alimentar-se simultaneamente ao treino?

Resposta: Alimentar-se de maneira simultânea ao treino NÃO é recomendável. Simultaneamente a realização do treino grande parte do sangue do corpo fica nos músculos que estão sendo operados. Ao alimentar-se é inescusável ter sangue acessível no estômago e intestino, do contrário (no momento do treino, por exemplo) a digestão ficará comprometida o que levará a sensação de "peso no estômago", podendo acarretar em enjoos e vômitos.

Desta forma as bebidas isotônicas e géis de carboidratos são indicados no momento do treino. Eles são desenvolvidos de forma a serem digeridos velozmente, mesmo com o corpo em movimento.

5. É indicado que se faça intervalos entre o treino e as refeições mais completas (almoço e jantar)? Qual seria este tempo?

Resposta: Em conformidade a resposta anterior, simultaneamente ao treino o estômago fica com pouco sangue acessível para a digestão. Por esta razão, um intervalo entre as grandes refeições e treino é crucial. Um período mínimo de 2 horas é o ideal.

Esta e outras dicas podem ser sanadas. Não perca mais seu tempo, ligue e agende seu horário.

SIGA A DICA DA "NUTRI"

Local de atendimento:

CUIDARE - CLÍNICA INTEGRADA DA FAMÍLIA

Endereço: End. eletrônico - jsabaini@hotmail.com / cuidarecolatina@gmail.com

Rua Cassiano castelo, 106, sala 102, Ed. Luiz Pretti Netto, Centro - Colatina/ES

Telefones: (27) 997739097 / (27) 312222925 / (27) 997058761 (Pessoal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog