Composição alimentar: Como se livrar desse ciclo?
A compulsão alimentar trata-se de um problema sério de saúde, o transtorno de compulsão alimentar é bastante comum, que afeta um amplo grupo de pessoas e é diferente de outros distúrbios alimentares bem conhecidos, como anorexia nervosa ou bulimia nervosa.
SINTOMAS:
- Perda de controle sobre a quantidade de comer;
- Comer mais rapidamente do que o normal (grandes quantidades de alimentos dentro de 2 horas, por exemplo);
- Comer-se ate é sentir-se desconfortavelmente cheio;
- Comer grandes quantidades de alimentos quando não se sentir fome;
- Comer sozinho por causa de ser embaraçado ou vergonha de quanto está comendo;
- Armazenamento de alimentos para consumir secretamente mais tarde;
- Nunca satisfeito ou saciado, não importa a quantidade de alimentos consumidos.
Além dos comportamentos observados acima, muitas pessoas com transtorno de compulsão alimentar experimentam sintomas físicos, emocionais e sociais de segunda mão relacionados a sobrealimentação. Comer compulsivamente pode resultar em maior risco de obesidade; maior risco de doença cardíaca; diabetes e hipertensão; aumento da ansiedade; depressão e irritabilidade; problemas para dormir e insônia; doenças da vesícula biliar; dores musculares e articulares.
TRATAMENTO:
Para tratar a compulsão alimentar é necessário seguir algumas dicas importantes e que podem ser seguidas facilmente. Confira:
- Mantenha um plano alimentar
Como a dieta é a tentativa constante de perda de peso são fatores de risco para compulsão alimentar, a maioria dos especialistas recomendam aprender a mudar sua abordagem para gerenciar seu peso.
Coma alimentos saudáveis e se mova na direção de alcançar e manter um peso saudável, sem se concentrar demais na perda de peso, obsessão com contagem de calorias e outros comportamentos restritivos.
Um nutricionista pode ajudá-lo a estabelecer um plano alimentar que parece gerenciável ao longo prazo, atende as necessidades de calorias e nutrientes, mas ainda permite espaço para indulgências e tratamentos.
Com objetivo de comer uma "Dieta perfeita", proibindo e evitando certos alimentos, e concentrando-se apenas no peso pode realmente se safar ao logo do tempo.
Especialistas em distúrbios alimentares sugerem que comer para o conforto ou razões emocionais na ocasião é realmente normal e não é necessariamente uma coisa ruim, desde que a comida não se torne a principal fonte de conforto.
Portanto, caso se encaixe nos sintomas descritos, procure já ajuda especializada de um nutricionista.
SIGA A DICA DA "NUTRI"
Local de atendimento:
CUIDARE - CLÍNICA INTEGRADA DA FAMÍLIA
Endereço: End. eletrônico - jsabaini@hotmail.com / cuidarecolatina@gmail.com
Rua Cassiano Castelo, 106, sala 102, Ed. Luiz Pretti Netto, Centro - Colatina/ES
Telefones: (27) 997739097 / (27) 312222925 / (27) 997058761

Comentários
Postar um comentário